Companhia de Danças de Diadema - INDEX
CIA DE DANÇA DE DIADEMA
Instagran Facebook twitter Youtube
Projetos


ABCDança



O ABCDança é um festival com ampla abrangência na região do ABCD Paulista. Uma mostra de dança que circula por cidades da região mencionada, envolvendo profissionais, estudantes, produtores, programadores culturais e públicos de apreciadores das artes em geral. Sua primeira edição aconteceu apenas na cidade de Diadema, em 2004, proporcionando desde então um olhar contemporâneo à dança na região e abrindo acesso a novas possibilidades de expressão da linguagem. Ao longo dos anos, estabeleceu uma espécie de rede entre os artistas e público das cidades da região, se expandindo para outras localidades além do município onde nasceu. O ABCDança já percorreu as 7 cidades do Grande ABCD e São Paulo, capital. Em 2017, trouxe sua primeira atração internacional: Bora Art Project, uma companhia da Coreia do Sul, e importantes companhias do Brasil, como Cena 11, já fizeram parte de sua programação. Nas últimas edições, expandiu seus horizontes, possibilitando a participação de trabalhos de todo o país, o que no início era reservado apenas aos grupos e artistas da região do ABCD. Já ocupou espaços como Centro Cultural São Paulo, Galeria Olido, Centro de Referência da Dança (CRD), Teatro Clara Nunes de Diadema, Teatro Conchita de Moraes, Teatro Lauro Gomes e Teatro Elis Regina de S. Bernardo do Campo, Fundação das Artes, Teatro Santos Dumont e Teatro Paulo Machado de S. Caetano do Sul, Escola Livre de Dança (ELD) de Teatro Municipal de Santo André, Teatros dos Sesc’s Santo André e Santo Amaro, entre outros espaços cênicos. Geralmente ocorre por duas semanas (15 dias) de preferência entre meses de agosto e/ou setembro, percorrendo as seguintes localidades: Diadema, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Paulo.

As ações artísticas do festival são:

1) Espetáculos em teatro convencional: (palco italiano, semi-arena, arena) Apresentação de artistas/cias/grupos da dança profissionais. Duração de 1h30 a 2h. Período noturno.

2) Bate-papo após o espetáculo De acordo com cada artista/cia/grupo, havendo a disponibilidade, realiza-se uma conversa informal após cada apresentação, entre público e artistas. Duração aproximadamente de 40 min. Período noturno.

3) Intervenções/performances em espaços externos e/ou alternativos ao teatro convencional Intervenções artísticas de artistas/cias/grupos da dança profissionais, que acontecem em espaços alternativos como hall, saguões, escadarias, salas específicas, ruas e praças públicas. Duração de 45min a 90min. Períodos vespertino e/ou noturno.

4) Ações formativas: Oficinas Oficinas de dança em diversas modalidades (dança contemporânea, danças populares brasileiras, contato e improvisação, dança clássica, dança para terceira idade, dança para pessoas com deficiência, butoh, hip hop, dança de salão, danças étnicas e outras) Duração: de 2h a 3h. Períodos matutino, vespertino e/ou noturno.

5) Ações formativas: Fóruns / Diálogos Encontros para discussões e reflexões a cerca de assuntos pertinentes ao cenário artístico, econômico, sócio-político, onde a dança se insere atualmente. Duração: 2hs à 3hs. Períodos: vespertinos e/ou noturno.

6) Mostra Ivonice Satie Mostra das propostas coreográficas de novos artistas, grupos e cias em estágio embrionário. Conta com a participação de um profissional da linguagem, para fazer mediações a cerca das obras apresentadas, no intuito de incentivar a criação. Duração até 15 min cada apresentação. Período vespertino e/ou noturno.

7) Direção Assistida (residência artística). Grupo/Companhias/Núcleos de dança em processo de criação coreográfica, receberão 01(um) artista da dança para acompanhar o processo daquela equipe. O intuito é estabelecerem trocas de experiências, diálogos acerca dos diversos modos de criação coreográfica e demais possibilidades. Duração de 02 meses (que antecedem ao festival).



Companhia de Danças de Diadema
R. Graciosa, 300 | CEP: 09910-660 | Centro | Diadema - SP
Telefones: +55 (11) 94029-9469 / +55 (11) 99992-7799